PRAGAS URBANAS, O QUE NOS TRAZEM E COMO COMBATER
Vários insetos e roedores aproveitam pequenos esconderijos dentro das casas, como ralos, encanamentos e até tomadas elétricas, para atazanarem a vida do homem moderno. Além das baratas e dos ratos, cupins, formigas e traças são outros hóspedes indesejados bastante comuns. "O maior problema do convívio com esses animais é o risco que eles representam à saúde humana", diz o biólogo Osmar Malaspina, do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). Os ratos são a principal ameaça, pois transmitem aproximadamente 200 doenças, da leptospirose à febre hemorrágica. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um país gasta cerca de 10 dólares por ano pelos males causados por cada roedor que possui. Como se estima que no Brasil vivam 450 milhões de ratos, temos um prejuízo anual de quase 5 bilhões de dólares! Já as baratas, apesar da aparência repugnante, não são tão nocivas assim.
Apenas 40 das 4 mil espécies existentes no mundo estão em permanente contato com o homem - as demais são silvestres. As formigas, por sua vez, são uma grande ameaça nos hospitais. Ao transitarem por UTIs e centros cirúrgicos, contaminam materiais esterilizados. Em relação aos cupins, o grande problema é a destruição que eles fazem em portas, armários e móveis de madeira. "No mundo todo há cerca de 3 mil espécies de cupins descritas, mas apenas 10% são consideradas pragas urbanas.
Mais junto com as altas temperaturas, surgem também uns visitantes indesejáveis: As pragas urbanas.
Algumas características comportamentais destes animais associadas às condições climáticas fazem com que elas causem maiores problemas de infestação e incômodo em certas épocas do ano, ou seja, por sazonalidade. No verão temos mais insetos, em função de um maior número de gerações. Para se ter ideia, um foco de mosquito a céu aberto e exposto ao sol pode resultar em um ciclo de vida, da fase de ovo até a formação do mosquito adulto alado de 06 dias. A média, em geral, a 27ºC é de 10 a 12 dias. Por isso se entende a grande quantidade de mosquitos, insetos e outros roedores.
A prevenção para evitar a proliferação dessas pragas muitas vezes pode começar em casa, com pequenas ações como: estocar e descartar lixo adequadamente; manter regras de higiene e sanitização; vedar vãos, frestas e quaisquer locais de passagem e abrigo; desobstruir galerias de esgoto e demais tubos de serviço. É o que explica o biólogo e consultor da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, Jair Rosa Duarte.
Insetos (baratas e mosquitos) Época de altas infestações, em função da elevação da temperatura. Causam incômodo social, mosquitos picam os humanos e seus animais domésticos, causando desconforto e transmitindo doenças como dengue, causada pelo Aedes aegypti. Baratas podem causar alergias. Baratas e moscas podem contaminar o ambiente e os alimentos; causando infecções alimentares; remover recipientes cumulativos de água, evitando água parada e outras.
Roedores (Ratazanas de Esgoto) Em fatores de se instalarem em redes de esgoto, as ratazanas trazem muitas doenças e também se alimenta de restos de comidas deixados em lixos expostos nas ruas ou mesmo nos esgotos, entrando em nossa residências, assim deixando rastro, também defecando e urinando nos alimentos trazendo doenças.
DEDETIZAÇÃO OU DESINSETIZAÇÃO
a) Gel de Dedetização: Combate a baratas pequenas e formigas doceiras em áreas internas com oferta de comida. Por ser uma isca atrativa não deve ser aplicado a esmo, apenas em locais com oferta de comida ou onde a infestação já se manifestou .O Gel de Dedetização utilizado pela Dedetizadora Brasil contra baratas é o mais avançado do mercado, possui a maior atratividade e tem um efeito em cadeia, onde uma barata que consome o mesmo infecta até 5 gerações .
b) Não seria diferente a qualidade do produto de dedetização contra formigas doceiras, utilizamos um Gel de Dedetização que de tão atrativo você pode deixar açúcar aberto ao lado das formigas que ainda assim elas preferirão levar o veneno até o ninho ao invés do açúcar!
c) A aplicação dos dois tipos de Gel de Dedetização é feita sempre procurando ficar o menos visível o possível e sempre em locais que não seja feita a remoção acidental dos mesmos.
d)Spray de Dedetização: Combate contra baratas grandes/Escorpiões/Traças/Carrapatos/Pulgas/Aranhas. Compostos agem nas pragas através do contato direto com os locais de aplicação. Utilizado em áreas externas nos rodapés e caixas de esgoto. Dentro das residências é utilizado nos ralos dos banheiros e área de serviço de dedetização. Deve se evitar o contato com a pele enquanto a água do Spray de Dedetização evapora, depois da evaporação o composto está cristalizado na parede e age apenas sobre animais de sangue frio. Nossa dedetização preza pela sua segurança e por isso utiliza os produto de dedetização de dedetização do grupo químico piretróide que possuem a característica de agir apenas sobre as pragas urbanas uma vez cristalizado na parede.Também sabemos que além da segurança devemos zelar pelo seu conforto, por isso os serviços de dedetização são os menos invasivos o possível e pensado para não atrapalhar a sua rotina.
Pó de Dedetização: Utilizado nas caixas de esgoto e gordura. É extremamente fino e viaja pelas tubulações que ligam uma caixa a outra, combatendo.