Os ratos passaram a viver nos centros urbanos, contaminando e destruindo tudo o que surge a sua frente.Conhecido também como ratazana ou rato de esgoto, vive facilmente em qualquer ambiente, proliferando-se muito rápido pois uma fêmea reproduz até 10 vezes por ano e tem de 8 a 20 filhotes que estarão prontos para reprodução após 4 meses de nascidos.
São onívoros, alimentam-se de qualquer tipo de comida, incluindo membros de sua própria espécie mortos ou doentes.
Os ratos se movem ao escurecer e usam seus longos e sensitivos bigodes e pêlos do corpo para guiá-los. São extremamente habilidosos. Os ratos podem entrar em seu ambiente por um orifício bem pequeno chegando ao tamanho aproximado de um quarto do seu tamanho. Guardam em memória um caminho percorrido e usam a mesma rota quase sempre.
Conseguem nadar por baixo da água durante 30 segundos. Mergulham nos sifões de banheiros e podem nadar em água livre até por 800 metros de distância.
O problema de maior gravidade é que urinam na comida dos animais e pessoas e transmitem doenças, tais como: a peste bubônica, o tifo, a leptospirose entre outras doenças que afetam a saúde humana.
DESRATIZAÇÃO